quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O fim do bombril na antena de tv


A primeira palestra no dia 06/11 da semana acadêmica de comunicação foi do diretor de Engenharia da RPC, Ênio Sergio Jacomino. O tema era a Tv Digital.O palestrante procurou abordar as principais mudanças com a implantação de mais uma tecnologia e lembrou a crescente dificuldade diante das restrições dos recursos da tv analógica. Mas por pelo menos 10 anos, em um período experimental, a analógica e digital deverão transmitir a mesma programação.E nesse perído existirão poucos receptores.

A RPC deverá contar com sinal digital à partir do segundo semestre de 2008.

Quanto as vantagens da tv digital o diretor citou:

- maior mobilidade , os televisores poderão estar dentro de vãs, trens,metrôs.

- será possível assistir tv pelo celular.A imagem não virá pela linha do celular e sim através de um receptor, nada comparável com as ofertas de dowloads feitas pelas operadoras hoje.

- Imagens sem ruídos

-Som cd 5.1 canais

- A grande interatividade que outras mídias têm mais acesso, acontecerá tambem na digital. Através do controle remoto o telespectador poderá acessar a sinopse do capitulo de uma novela,informações sobre o autor e atores por exemplo, ou informações durante uma partida de futebol.

- Existirá um canal de compras onde inclusive será possivel comprar um modelo usado por uma atriz na novela. Essa interação seria mais complexa porque precisará de um canal de retorno para fornecimento de maiores informações sobre a compra.

- O telespectador poderá através de um guia eletronico informar-se de toda a programação.

Jacomino foi realista ao lembrar a principal mudança necessária para que todas essas vantagens possam realmente tornar-se realidade: educar o telespectador.

Se as instalações dos receptores não estiverem em plena qualidade não existirá o "jeitinho brasileiro" para que a imagem apareça,como o velho bombril na antena da tv analógica.

Pela grande abrangência da tv digital outros ajustes precisarão ser realizados, para que o telespectador não perca o sinal ao passar por um túnel ou qualquer outro lugar onde os sinais não estejam devidamente instalados: "As pessos sairão dos sofás e poderão assistir tv em qualquer lugar, mas a implantação deverá acontecer aos poucos ,objetivando levantamentos e soluções para os problemas"finalizou Jacomino.

Nenhum comentário: