domingo, 30 de setembro de 2007

TANZA




O título é de um dos documentários pertencentes ao filme " Crianças Invisíveis".O projeto idealizado por 8 diretores de diferentes países.Patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano, com verbas revertidas para a UNICEF e o apoio da WFP, o filme traz temas como o trabalho infantil, a guerra e a criminalidade, enfatizando sem rodeios a posição negligente dos adultos e a culpa coletiva pela dramática situação exemplificada através destas pequenas histórias.
Abaixo uma parte da análise de TANZA, feito para a disciplina de Cultura e Estética da professora Carmem Fagundes:


Logo no início a imagem é muito clara. Um forte sol na África do Sul. Meninos que correm contra essa luz, munidos de armas em um primeiro indício de que possuem uma infância bem diferente, apesar de não serem os únicos. Se Aristóteles definiu como catarse a transformação que a arte deve provocar, essa foi a primeira cena que conseguiu o objetivo evidenciado pelo filósofo.
Para Platão, as artes imagéticas não tinham valor, sendo apenas imitação da imitação. Mas quando se referiu ao dever das artes de provocarem boas ações, consegui identificar isso no documentário. Mostrar uma realidade tão chocante e ao mesmo tempo tão real, só pode ter a pretensão de abrir os olhos do mundo para os sofrimentos vivenciados por tantas crianças, provocar ações.

3 comentários:

bruna disse...

amigaaa adoreii seu texto sobre
o taza...gostei mesmo..vc arrasa nos textoo...beijus..amigaaa adoro vc....

toniandre disse...

Blz Edla ... vamos atualizar!!

Ludii disse...

Esse Filme É Muito Bom.
Já Assisti,Ele Na Escola..
Ainda Não Terminei Pois Entramos
De Ferias.
Bjs