sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Informação ao alcance do mouse

Por Edla Mattoso

Em 1995 aconteceu o primeiro seminário reunindo os pioneiros na produção on line, a informação obtida através da Internet. Desse inicio até hoje, muita coisa evoluiu na velocidade que a tecnologia exige. A busca por respostas imediatas tornou a informação on line a representação de uma sociedade que tem pressa. Ao simples clicar de um mouse , uma lista de informações se apresenta, bastando ao usuário saber direcionar exatamente o sentido de sua pesquisa.
Uma peça que está se tornando obrigatória nessa nova estrutura informativa do mundo contemporâneo são os blogs. Blog é uma abreviação de weblog. Qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo). Apesar de alguns profissionais criticarem negativamente essa nova opção informativa, é impossível negar o quanto à relativa novidade já faz parte do cotidiano daqueles que buscam informação. A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens dessa ferramenta é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.
Umas das provas do quanto os blogs são procurados é a inserção de uma pesquisa exclusiva para blogs em um dos maiores sites de busca da internet: o Google. Segunda pesquisa do site Agencia Click o acesso aos blogs chega a mais de três milhões de pessoas. Isso prova que é um fenômeno da internet, sendo responsável por números significativos na audiência virtual, comprovando a grande utilidade.

Nenhum comentário: