quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A tv na Internet

Por Edla Mattoso


Muito se questiona sobre como os jornais impressos conseguem sobreviver a era digital. Informações atualizadas a cada segundo na internet, interatividade, são características que despertam nos profissionais de impresso a necessidade de inovações. E o que dizer da televisão na internet? Representaria ela uma ameaça às grandes emissoras tradicionais?
Trocar o controle remoto pelo mouse ainda causa estranhamento entre as pessoas. No comparativo com o jornal impresso, na questão de sobrevivencia, a telinha parece imbatível. Mas o fato é que os canais de tv na internet estão surgindo e já entraram na disputa por internautas que buscam algo além de uma leitura.
A primeira a aventurar-se nesse universo foi a paulistana allTv, em 2002. A programação é dividida em 12 horas de jornalismo e 12 horas de variedades.Todas as dezesseis câmeras da emissora são digitais (doze versões para estúdios e quatro para reportagens externas). Há cinco microcâmeras, três ilhas de edição não lineares e uma rede de 50 computadores para atender ao switcher, à redação, à pauta, à reportagem e à direção.
Talvez com menos recursos mas com objetivos parecidos funciona hoje a LCTV em Foz do Iguaçu. Comandada por Andreia e Luciano Villela, a tv apresenta várias matérias de video, previsão do tempo, mercado financeiro, dicas de turismo de Foz e de Ciudad Del Este, além de links para outras informações. É possivel inclusive acessar outros canais de tv e também de rádio.
Andreia Villela fala com entusiasmo da experiência e incentiva acadêmicos a colaborarem com o projeto: " Estamos de portas abertas para quem quiser aprender com a gente ou até mesmo fazer matérias para o nosso site" afirma. A jornalista conta com entusiasmo a superação da timidez frente as cameras: " No início eu pensava que não ia conseguir, precisava gravar várias vezes, mas com incentivo dos colegas consegui vencer essa barreira" -completou.
Sobre a ameaça citada no inicio do texto podemos analisar que se a tv na internet provocar na televisão tradicional a mesma necessidade provocada no impresso já será um ganho para os telespectadores.Saber até que ponto o segmento vai conseguir modificar o mercado das mídias ainda é impossivel, mas já é inegável a importancia desses novos canais principalmente para os estudantes de jornalismo. Em um mercado tão concorrido, representam mais uma porta para os futuros profissionais.

Nenhum comentário: