domingo, 23 de setembro de 2007

A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS

Ao contrário do que muita gente pensa, a data é puramente comercial
Edla Mattoso
O dia 12 de outubro no Brasil é dedicado às crianças. A escolha da data foi de um político chamado Galdino do Valle Filho. A idéia teve aprovação dos deputados e foi oficializada por meio de decreto no dia 05 de novembro de 1924.
Mesmo com o decreto, ninguém comemorava a data. Isso só aconteceu em 1960 quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson para aumentar as vendas. Depois dessa iniciativa, várias outros fabricantes de brinquedos resolveram investir no “12 de outubro” como Dia das Crianças e fizeram ressurgir o antigo decreto.
Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU -, o dia certo de se comemorar seria 20 de novembro. É nesse dia que se comemora a assinatura da Declaração do Direito das Crianças. Segundo a declaração, toda criança deve ser respeitada independente de sua raça, credo, cor ou sexo e tem direito à educação, cuidados médicos, ao lazer e proteção contra a exploração.
O caráter puramente comercial da data deve ser de conhecimento da maioria dos acadêmicos ou pessoas com maior acesso a comunicação. Mas é possível encontrar pessoas que desconhecem a origem da comemoração e se surpreendam ainda com mais um marco da indústria cultural. Maria Clemente da Silva, 42, dona de casa, semi analfabeta é mãe de 4 filhos, sendo um de apenas 9 anos . Mesmo com o orçamento apertado, conta que sempre procurou comprar alguma lembrancinha para os filhos no Dia das Crianças. Já se preparava para o próximo dia 12, e ficou surpresa com a revelação: “Pensei que o motivo fosse mais humano, não só pela venda, posso dizer que esse dia perdeu um pouco o encanto pra mim”- finaliza.
A estratégia das grandes empresas deu certo. A expectativa de quem vende brinquedos ao se aproximar do dia 12 de outubro é grande. As vitrines se enchem de tudo o que possa agradar aos olhos dos pequenos. Os fabricantes de brinquedos estão comemorando antes da hora. O setor já entregou para o varejo 12% a mais de produtos que no mesmo período do ano passado.
Alguns países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Em Portugal e Moçambique, as crianças são homenageadas no dia 1º de junho. Na Índia, a data é comemorada no dia 15 de novembro. No Japão, os meninos comemoram o dia da criança no dia 5 de maio com a exposição de bonecos que lembram samurais e as meninas no dia 3 de março, com exposição de bonecas “Hina Matsuri”, que representam a antiga corte imperial.

Nenhum comentário: