sábado, 1 de dezembro de 2007

O encontro com o Blog

Edla Mattoso

Entre a teoria e a prática, novas descobertas

No sexto periodo do jornalismo fomos apresentados ao mundo do Blog. A maioria já conhecia obviamente essa ferramenta da internet, mas poucos o tinham ou se quer sabiam criá-lo.
As aulas começaram tímidas, com problemas, principalmente ,na liberação dessa ferramenta, geralmente bloqueada nas instituições. Enquanto a liberação não vinha fomos apresentados à textos de autores como Marcos Palácios, Umberto Eco e Luciana Mielniczuk, todos tratando da mídia digital e algum mais voltado para a Blogosfera.
A teoria obviamente adicionou conhecimentos. Palácios , por exemplo, ironizou alguns jornalistas que “ apenas simulam fazer Blogs”. Para ele o que ocorre é uma apropriação das informações de fontes encontradas naBlogosfera e que os leitores menos avisados nem percebem.
Luciana Mielniczuk procurou através de sua tese definir alguns termos, estabelecer categorias que descrevam melhor as nomenclaturas utilizadas nos jornais da internet. Foram citados: Jornalismo Eletronico, Jornalismo Digital ou Jornalismo Multimídia, Ciberjornalismo, Jornalismo online e Webjornalismo, todos devidamente explicados mediante estudos e pesquisas realizadas por Mielniczuk.
0 texto de Umberto Eco questiona a importância e a diferença de um computador perante um livro. A importância do uso correto e conscicente, enfatizando que no computador tudo acontece através das palavras: “ Se a tv pode ser considerada como um tipo de janela ideal através da qual vê-se o munto todo sob a forma de imagens, a tela do computador é um livro ideal que se lê sobre o mundo na forma de palavras e páginas”. Eco cita várias vantagens dos livros perante o computador e realmente nos levou a reflexões. Lembrou de McLuhan afirmando sobre vivermos em uma “Aldeia Global Eletrônica” e discordou sobre a palavra “Aldeia”, que significaria um povoado onde as pessoas interagem diretamente, fato não ocorrido no ambiente digital. Solidão, falta de habilidades para escolher e discriminar uma fonte confiável de outra não confiável foram apenas alguns dos pontos negativos citados pelo autor na comparação cibernética e literária. O texto mais reflexível do semestre termina com uma falsa intenção de engradecimento de uma qualidade não presente nos livros: a possível interatividade em um romance hipertextual, como ,por exemplo, mudar o final de um livro de Guerras, matar ou salvar quem se pretende.Essa intenção desmorona com a última frase de Umberto Eco: “ Para sermos pessoas livres, precisamos também aprender lições sobre Vida e Morte,e apenas os livros ainda nos presenteiam com esta sensatez”-conclui.
Teorias à parte, o grande marco do semestre foi sem dúvida a criação dos blog´s por parte dos acadêmicos. Quem já estava inserido nesse universo, aperfeiçoou-se e quem nem sonhava com a liberdade de expressão através do cyber-espaço pode ter o gostinho de testar a própria capacidade da escrita.
Interação, novas descobertas de talentos antes escondidos e coragem despertadas pela nova ferramenta fizeram parte desses acontecimentos que marcam uma vida acadêmica. Para quem ainda não está inserido na profissão, ficou a lição do que é possível, do que a prática alcança e da superação de limites!
Sem dúvida foi de suma importância esse passo. Quando eu não postava, sentia que algo estava errado, que havia uma cobrança imaginária de uma ferramente que eu criei e que deveria dar a ela o funcionamento adequado.
Por toda a dedicação possivel que procurei dispensar na disciplina de novas mídias , concluo que mereço nota 10!
Obrigada mais uma vez pela colaboração professor Toni! E até o semestre que vem!

9 comentários:

Thays Petters disse...

Obrigada Edla!!! E eu desejo igualmente tudo isso a você!
Muita paz e amor no coração... pq a maldade não tá com nada!
Eu sei que tu é uma pessoa abençoada de honesta em palavras e gestos.. espero apenas que continue sendo esta mulher inspiradora, digna e batalhadora!
Ano que vem é Nóyy!!!eheueheu

Anônimo disse...

Edla 2007 foi ardido, mas como somos cachorros velhos vamos tirar de letra o ano de 2008. Que Deus sempre continue trazendo somente o melhor pra ti e sua família. Você com certeza é a inspiração da nossa turma que pude fazer parte desde 2006. Que seu natal seja repleto de renovação e que seu ano novo distribua mais ainda essa alegria e carisma contagiantes. Mil beijos pra vc e um ótimo (e merecido) descanso nas férias. Se cuida fia!!!

Carlos Luz disse...

Obrigado Edla...
é o que eu desejo em dobro para você e sua família... um Natal de paz e um 2008 com inúmeras e novas realizações, para você e todos que você ama...
beijão e que venha 2oo8!!!

Izzy disse...

Edlaaa
Tudo de melhor pra ti!!!
Nossa mais um ano né...
agora falta pouco!!
Um feliz natal pra ti e pra tua familia linda e um 2008 cheio de boas surpresas, muito trabalho e sucesso é claro!!!
E não esqueça de aproveitar as férias!!! auahauhauhauha

Besitos

Pamela Estevo disse...

Oi Edla. Você querida como sempre né! Muito obrigada pelas felicidades desejadas e pode ter certeza de que te desejo em dobro, sabe que gosto muito de vc né!Apesar da gente não se falar tanto, mas qndo eu pego carona quase não da tempo pra falar tudo né!HEHEHEH...
Boas férias pra você e sua familia. E também que Deus os abençoe neste fim de ano e ilumine suas vidas sempre!Beijo da pam e do baby.

Jully Barreto disse...

Oiee edlaa!! muito obrigada pelas suas palavras lindass!! eu desejo tudo de bom pra vc e pra sua familia. que Deus ilumine o seu caminho sempre!! que seus filhos sempre tenham saúde e dêm muita alegriaa!! beijusss!!!

Dante Quadra acadêmico de jornalismo disse...

OI minha querida!!!
assim como os outros anos, este també foi para mim um enorme prazer estar todos os dias contigo.. ano que vem , na reta final, vamos nos divertir muito, é muito bom ter conhecido alguém como vc, te desejo toda a felicidade do mundo neste natal e no ano novo, pra vc e tua linda família...
beijos colega....

áá e teu blog estáótimo hehe

Cristina Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina Fernanda disse...

Oi Edla! Muito obrigada....
Eu também te desejo muita paz, saúde e felicidade.
Que neste último ano de luta, possa ser melhor do que os outros anos.
Feliz NAtal e um Próspero Ano Novo!!....
Ah,concerteza nós nos veremos em 2008 Bjus!!!